quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ata da reunião (10/07/2012)


ATA DE REUNIÃO DO LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL
Data
10/07/2012
Horário de Início
09h10min
Horário de Término
12h30min
Local
Sala 206
Reunião n°
10
Próxima Reunião
25/07/2012
Participantes
Adrianno Reis - atrasado
Carolina Mól
Henrique Dias
Lucas Peleias
Manoela Pedroza
Roberto Lima
Tamires Campanati
Thiago Martins

Pauta
1.       Força – Tarefa Cúria
2.       Pesquisas individuais
3.       Apresentações para ANPUH Regional
4.       3° Ciclo de Leituras e Debates do LEHS-UFRJ


Informes

1.       Volta da Manoela de viagem. Tudo ok.
2.       Morte de Dom Eugênio Salles.




1.      Força – Tarefa Cúria    
Manoela quer saber do andamento do trabalho na Cúria, das metas de produtividade e das dificuldades encontradas.
Faltas constantes do Daniel na Cúria e em reuniões. Não responde emails nem apresentou projeto de pesquisa. Após discussão, decide-se que ele deve ser comunicado de que está fora do LEHS-UFRJ. Manoela enviará e-mail para isso.

AP 225
Batismo
Thiago
Casa ou Laboratório
AP 228
Matrimônio
Tamires    
Casa ou Laboratório
AP 229
Batismo
Carol Mól
ACMRJ
AP 231
Óbitos
Adrianno e Roberto
ACMRJ
AP 234
Matrimônio
Lucas e Henrique
ACMRJ




Relatos individuais:
Lucas no AP 235 = Dificuldades na leitura, faltas, atrasos e baixa produção, apenas 30 registros (em dois meses);
Thiago no AP 225= Sem muitas dificuldades de leitura. Faltou apenas um dia (otite). Tem boa produção: 273 registros. Vai trabalhar agora com as imagens do AP225, na sala do LEHS. Henrique repassará o pacote com as imagens.
Roberto no AP231= Está trabalhando em dupla com Adrianno uma vez na semana. Sente uma melhora na leitura e na digitação da tabela no computador. O nome das doenças ainda é uma dificuldade, começaram a fazer um glossário.
Adrianno= Tem dificuldade de leitura na escrita de alguns padres, mas produz bem: 30 registros por dia, em média. Propôs algumas alterações na tabela para inserir dados específicos. Tabela já foi modificada, mas agora é necessário revisar as entradas anteriores. Considera que esta fonte suscita muitas questões. Animado com a pesquisa. Se responsabiliza pela revisão de todos os registros de óbitos já feitos.
Tamires= Mesmo tendo iniciado mais tarde, atingiu bom nível de produção: 279 registros. Seu livro está com as bordas destruídas, portanto, há faltas em todos os registros. Tem achado os registros de batismo pouco profundos, enquanto fonte. Tem sistema de “reunir” várias dúvidas e pedir ajuda para o conjunto, diminuindo as interrupções de trabalho dos colegas, o que é bom. Livro grande e de difícil manipulação, portanto, vai trabalhar também com as imagens, junto com o Thiago, na sala do LEHS. Henrique repassará o pacote com as imagens. Se propôs a fazer a apresentação da FT-Cúria na JICAD, substituindo o Daniel.
Henrique= Fez dupla com Thiago. Boa produtividade. Considera que o grupo tenha atingido um bom nível de responsabilidade e produtividade, com exceção do Lucas. Por isso passará a fazer dupla com Lucas.
Carol Mól no AP229= Sem dificuldades de leitura, tem se revezado com Henrique na ajuda aos colegas. Faz 40 registros por dia, mesmo com livro enorme e de difícil manipulação, o que é muito bom. Livro já passou por vários alunos, o que é uma dificuldade. Está em processo de revisão do trabalho já feito no AP 230, para entregar para o Adriano. Mostra preocupação em manter a produtividade individual alta, mesmo tendo outras tarefas e tendo que auxiliar os colegas.
ENCAMINHAMENTOS:
Todos devem seguir o “sistema Tamires” de revisão: “reunir” várias dúvidas e pedir ajuda para o conjunto, diminuindo as interrupções de trabalho dos colegas.
Henrique entregou a todos um pequeno conjunto de tabelas de “auxílio” ao trabalho na Cúria, que contém uma lista de padronização ortográfica, uma de Abreviaturas, e um manual explicativo dos campos das tabelas de batismo e óbitos do Excel. Estas tabelas fazem parte do kit laboratorista carioca, e devem ser levadas para a Cúria. Manoela explica o sentido da adequação ortográfica de todos, para a futura busca de nomes na Base de Dados.

Henrique passa para Thiago a chave da sala do LEHS, para que Thiago e Tamires possam trabalhar na sala. Recomendações sobre isso.
Manoela pede a todos que coloquem limite de tempo ao esforço no entendimento das palavras nos registros paroquiais. Mais de 30 segundos, colocar @ na tabela, marcar com post-in e passar para frente.
Não haverá trabalho na Cúria durante essa semana, devido à morte de Dom Eugênio Salles, velado na Catedral. Discutindo as dificuldades de funcionamento da Cúria, decide-se por fazer um “pacote reserva” de imagens que podem ser tabuladas em casa. Este pacote será usado  em situações onde a Cúria não abrirá, cada um será responsabilizado por uma parte do AP 225, livro mais antigo do Curato de Santa Cruz. Henrique deve montar esses pacotes e enviar aos colegas.

2.      Pesquisas individuais
O combinado era que cada um dos novos bolsistas deveria, a partir das leituras que realizou, apresentar o resumo de seu projeto de pesquisa, contendo objeto, recortes, justificativa, problema e revisão de bibliografia sobre o problema. Isso não se efetivou, os trabalhos não foram elaborados. Decisão: Cada trabalho/resumo será avaliado em reuniões individuais, marcadas para os dias 11/07 e 17/07.
Os bolsistas citaram a bibliografia coletada e lida. Manoela considera que, em geral, leram menos do que deveriam, e não escreveram quase nada, dificultando o trabalho de síntese.
Manoela reforça a necessidade de se FICHAR, ANOTAR E ESCREVER tudo que é lido, para que as apresentações de textos sejam mais consistentes e para ajudar a memória de todos.
Compromisso: Mais atenção aos prazos e organização com as leituras e demais trabalhos.
3.      Apresentações para a ANPUH    
Mól e Henrique apresentaram seus PPTS com o que falarão no congresso da ANPUH-RJ, nos dias 24 e 26 de julho.
Decisão: Após avaliação da Manoela e dos colegas, ficou acertado que ambos farão alterações em suas apresentações.
Compromisso: Alterar os respectivos PPT’s e apresentar na data da próxima reunião individual.
4.  3° Ciclo de Leituras e Debates

Manoela propõe a abertura de um novo ciclo de debates, baseado em temas como História social, História da Agricultura entre outros. Esse debate será nos moldes das aulas, com leitura prévia e apresentações individuais. Cada discussão terá até, no máximo, 3 horas de duração.
 Decisão: O primeiro debate será dia 25/07, onde serão discutidos os projetos do LEHS – RJ e um capítulo da coleção “Fazenda de Santa Cruz” de Benedito de Freitas, de livre escolha.
Compromisso de todos: A freqüência, leitura e participação no debate.
Datas: 25/07 - 01/08 - 07/08 - 14/08, sempre às 9 horas.
Bibliografia das quatro sessões será disponibilizada no blog do LEHS-UFRJ, gerido por Carolina Mol.
Deve-se fazer novos pdfs para o ciclo.

TAREFAS FUTURAS:

Na primeira semana de Agosto faremos uma ida ou ligação para as pró- reitorias para nos informarmos sobre o andamento dos processos de auxílio viagem para o II Encontro da REHS.

O restante dos pontos de pauta será discutido no dia 25 de julho, devido à falta de tempo na reunião de hoje. 

terça-feira, 17 de julho de 2012

III Ciclo de Debates - Textos (25/07/2012)

Os textos disponíveis em PDF estão sinalizados com (PDF) após a referência bibliográfica. 


Para baixar a programação completa do ciclo, clique aqui

DIA
TEMA
25/07 - 9h
A Fazenda de Santa Cruz: história, memória e problemas

Textos para discussão (TODOS LÊEM):
  1. PEDROZA, Manoela. Comendo pelas beiradas: Aforamentos e apropriação de terras públicas na Fazenda Nacional de Santa Cruz (Rio de Janeiro, 1889-1930 ) (PDF). 
  2. PEDROZA, Manoela e TAVARES, Juliana. Roceiros do Imperador: Direitos, alianças e redes sociais entre famílias escravas na crise do escravismo (Fazenda de Santa Cruz, 1858-1876) In: AMANTINO, Márcia e ENGEMANN, Carlos (orgs). Santa Cruz: uma fazenda e seus muitos séculos. Rio de Janeiro: Apicuri. No prelo (PDF).
  3. PEDROZA, Manoela. Quase proprietários? Os foreiros da Fazenda de Santa Cruz e a transformação de alguns direitos de propriedade da terra no Brasil (Fazenda de Santa Cruz, Rio de Janeiro, século XIX). Projeto de Pesquisa em andamento aprovado pelo Edital Humanidades do CNPq 2011. (PDF)

Bibliografia complementar:
  1. FREITAS, Benedicto. Santa Cruz: fazenda jesuítica, real, imperial (3 volumes).  Rio de Janeiro: Asa Artes Gráficas, 1985.
  2. Cavalcanti, Nireu. Santa Cruz, uma paixão.  Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
  3. Engemann, Carlos. Os Servos de santo Inácio a serviço do Imperador: Demografia e relações sociais entre a escravaria da Real Fazenda de Santa Cruz, RJ (1790- 1820). (Dissertação de Mestrado). PPGHIS, UFRJ, Rio de Janeiro. 2002(PDF)
  4. Freitas, Benedicto. O matadouro de Santa Cruz: 100 anos na vida de uma comunidade.  Rio de Janeiro: Edições do autor, 1977.
  5. Gama, José de Saldanha da. História da Imperial Fazenda de Santa Cruz. Revista do IHGB: vol. XXXVIII, n. Tomo 38, p. 165-230, 1875.
  6. Pedroza, Manoela e Duarte, Ticiane. As querelas entre marchantes e políticos em torno da carne verde (Matadouro Público de Santa Cruz, Rio de Janeiro, 1872-1889). In: Amantino, M. e Engeman, C. o. Santa Cruz: uma fazenda e seus muitos séculos. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012 (PDF).
  7. Veríssimo, Antônio Augusto. Santa Cruz e a Fazenda Nacional: notas sobre a situação fundiária.  Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro, 2004 (PDF).
  8. Viana, Sônia Bayão Rodrigues. A Fazenda de Santa Cruz e a Política Real e Imperial em relação ao desenvolvimento brasileiro (1790-1850). (Dissertação de mestrado). PPG História, UFF, Niterói. 1974.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bons momentos do LEHS-UFRJ

Algumas lembranças de nossas gentes e nossas atividades desde 2011...
 Trabalho de monitoria dos membros do LEHS-UFRJ na disciplina História do Brasil Contemporâneo
 Treinamento "semi- virtual" (a rede não ajudou muito) com o Tiago Gil sobre georreferenciamento.
 Reconhecimento e levantamento da situação no Arquivo do INCRA-RJ.
Trabalho de tabulação de assentos paroquiais no Arquivo da Cúria do Rio de Janeiro.

Ata da Reunião (12/06/2012)




ATA DE REUNIÃO DO LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL
Data
12/06/2012
Horário de Início
10h00min
Horário de Término
12h30min

Local
Sala 206
Reunião n°
10
Próxima Reunião
10/06/2012
Participantes
Adriano Reis
Carolina Mól
Daniel de Oliveira
Henrique Dias
Lucas Peleias
Manoela Pedroza
Roberto Lima
Tamires Campanati - atrasada
Thiago Martins
Pauta

1.       Avaliação dos novos membros e continuidade no Laboratório
2.       II Congresso da REHS (Viagem a Natal)
3.       Entrega dos kits “Laboratorista Carioca”
4.       Avaliação da produção da FT- Cúria
5.       Participação e Cadastro dos novos no site da REHS
6.       Tarefas e Responsabilidades dos Bolsistas

Informe

Tivemos a saída do Victor do laboratório no dia 22/05



      






1.Comprometimento e participação efetiva no Laboratório
Situação: Tendo em vista a chegada de novos bolsistas, e a avaliação dos mesmos sobre essas primeiras semanas de trabalho, Manoela reitera que os laboratoristas devem manter – se a par das questões do laboratório e se manterem presentes, através de e-mails, durante o trabalho e nas discussões textuais que competem ao laboratório.
Decisão: Diminuir o caráter de “urgência” das atividades e também a “Omissão” dos laboratoristas. Comunicação e Organização são tudo em uma boa equipe.
Compromisso: Todos os laboratoristas se comprometem a colaborar de maneira mais presente nas questões do laboratório.
2.       Força – Tarefa Cúria

Situação: Os laboratoristas têm achado o trabalho mecânico e difícil com relação à leitura de registros paroquiais.
      
       Compromisso: Com o fim da greve, Manoela se comprometeu a marcar um treinamento de paleografia com um especialista, indicado pelo Rubens.
      
       Decisão: Novo organograma de trabalho

AP 225
Batismo
Henrique e Thiago

AP 228
Matrimônio
Tamires    

AP 229
Batismo
Carol Mól e Daniel
(terças e quartas) (quintas - feiras)
AP 231
Óbitos
Adrianno e Roberto

AP 234
Matrimônio
Lucas



3.       II Congresso da REHS (Viagem a Natal)
Situação: Com os processos encaminhados para o IH, fica a pergunta “Querem participar?”
Adrianno, direto, sim;
Thiago, prolixo, titubeou, mas respondeu que sim;
Lucas seguiu a reação de Thiago, titubeou, porém disse que sim;
Tamires não estava presente, chegou atrasada;   
Compromisso: Construir e apresentar os trabalhos individuais.
4.       Entrega dos kits laboratorista carioca
Informes sobre a forma de cuidado que se deve ter com o bem público  do laboratório.
Senha comum da corrente de notebook: 3109


Nome
Pen drive 4G
Computador que recebeu
Mochilas
Kit Laboratorista Carioca
Tamires
sim
Notebook 1 (que ficava com o Daniel)
sim
sim
Tiago
sim
Notebook2 (que ficava com o Victor)
sim
sim
Mól
sim
Netbook 1
não
sim
Lucas
sim
Netbook 2
não
sim
Adriano
sim
Netbook 3
sim
sim
Henrique
sim
Henrique
não
não
Roberto
não
não
Sim
sim


5.       Recolher os Cadernos de Campo
Situação: Não foi efetivo o uso do caderno de campo. Os novos laboratoristas sentiram dificuldades. Vale ressaltar que a UFRJ explicita que os bolsistas PIBEX são obrigados a terem um caderno de campo para avaliação das atividades.

6 . Participação de todos os membros com postagens diárias no site da REHS
Decisão: Se colocar mais na REHS, através de postagens individuais e comentários acerca do trabalho dos demais integrantes. Todos devem efetuar seus cadastros.

6. Tarefas e Responsabilidades dos Bolsistas:
Agenda semanal do Bolsista:
  1. FT-Cúria – 3x na semana, total de 10h/ semana.
  2. Pesquisas em arquivos e Leituras Individuais –  10h/ semana.
  3. Atividades e Leituras do Laboratório – contam como disciplina de 2 créditos, são feitas para além do tempo da bolsa.