|
Textos
para discussão (TODOS LÊEM):
- PEDROZA, Manoela. Comendo pelas beiradas: Aforamentos e apropriação de terras públicas na Fazenda Nacional de Santa Cruz (Rio de Janeiro, 1889-1930 ) (PDF).
- PEDROZA, Manoela e TAVARES, Juliana. Roceiros do Imperador: Direitos, alianças e redes sociais entre famílias escravas na crise do escravismo (Fazenda de Santa Cruz, 1858-1876) In: AMANTINO, Márcia e ENGEMANN, Carlos (orgs). Santa Cruz: uma fazenda e seus muitos séculos. Rio de Janeiro: Apicuri. No prelo (PDF).
- PEDROZA, Manoela. Quase proprietários? Os foreiros da Fazenda de Santa Cruz e a transformação de alguns direitos de propriedade da terra no Brasil (Fazenda de Santa Cruz, Rio de Janeiro, século XIX). Projeto de Pesquisa em andamento aprovado pelo Edital Humanidades do CNPq 2011. (PDF)
Bibliografia
complementar:
- FREITAS,
Benedicto. Santa Cruz: fazenda jesuítica, real, imperial (3 volumes). Rio de Janeiro: Asa Artes Gráficas,
1985.
- Cavalcanti,
Nireu. Santa Cruz, uma paixão.
Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
- Engemann, Carlos. Os Servos de santo Inácio a serviço do Imperador: Demografia e relações sociais entre a escravaria da Real Fazenda de Santa Cruz, RJ (1790- 1820). (Dissertação de Mestrado). PPGHIS, UFRJ, Rio de Janeiro. 2002(PDF)
- Freitas,
Benedicto. O matadouro de Santa Cruz: 100 anos na vida de uma
comunidade. Rio de Janeiro:
Edições do autor, 1977.
- Gama,
José de Saldanha da. História da Imperial Fazenda de Santa Cruz. Revista
do IHGB: vol.
XXXVIII, n. Tomo 38, p. 165-230, 1875.
- Pedroza, Manoela e Duarte, Ticiane. As querelas entre marchantes e políticos em torno da carne verde (Matadouro Público de Santa Cruz, Rio de Janeiro, 1872-1889). In: Amantino, M. e Engeman, C. o. Santa Cruz: uma fazenda e seus muitos séculos. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012 (PDF).
- Veríssimo, Antônio Augusto. Santa Cruz e a Fazenda Nacional: notas sobre a situação fundiária. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro, 2004 (PDF).
- Viana,
Sônia Bayão Rodrigues. A Fazenda de Santa Cruz e a Política Real e
Imperial em relação ao desenvolvimento brasileiro (1790-1850).
(Dissertação de mestrado). PPG História, UFF, Niterói. 1974.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário