sexta-feira, 1 de junho de 2012

Apresentação


    O Laboratório de Experimentação em História Social é uma iniciativa dedicada ao ensino, à pesquisa, à inovação metodológica e ao incentivo da práxis de experimentação e de colaboração no cotidiano do (a) historiador (a). Pretende, em sua articulação com o Instituto de História da UFRJ, constituir um laboratório, associado principalmente à área de História do Brasil e ministrando disciplinas específicas ao campo da história social.
    Na UFRJ, o LEHS é coordenado pela Profa. Dra. Manoela Pedroza, do PPGHIS e da área de história do Brasil Contemporâneo do Instituto de História. Internamente ao IH, o objetivo do laboratório é levar aos alunos as problemáticas clássicas da história social (preocupação com a média duração, agentes, grupos sociais e processos de transformação social), juntamente com o aprendizado, discussão e experimentação de
conceitos, problemas e tecnologia do século XXI. Como exemplo, o melhor tratamento e processamento de fontes seriais, do método onomástico; a ênfase na descoberta e análise de novas fontes primárias e a utilização de bases de dados computacionais que possibilitem a recomposição de trajetórias, estratégias e redes sociais dos agentes envolvidos nos processos que nos interessa recompor.
    O LEHS-RJ já nasce articulado a uma rede nacional, a REHS, que atualmente congrega três LEHS (na UFRJ, na UnB e na UFRN). Atualmente, a Rede é formada por professores universitários e alunos de graduação e pós-graduação em cursos de história de todas as áreas, visto que o objeto do estudo em si não é um fator excludente desta rede. O critério de filiação dos diversos LEHS à rede nacional é, apenas, a adesão à carta de princípios gerais da rede, que prima,  basicamente, pelo horizontalismo na organização e no trabalho de pesquisa, pela colaboração entre seus diversos núcleos e pela experimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário